Páginas

quinta-feira, 7 de março de 2013

Tecnologia 3D

A tecnologia 3D tem ganhado cada vez mais espaço e tem conquistado as pessoas em todos os cantos do mundo.Alguns ainda não fazem idéia de como é que funciona a tecnologia 3D, por isso vamos começar a falar, e dizer exatamente o que acontece para que você enxergue as coisas como se pudesse pegá-las.Quando você vai a um cinema convencional, só existe um projetor para que você possa ver o filme, no caso dos 3D eles são dois, um para cada olho, e cada um tem um ângulo de filmagem diferente o que vai causa os efeitos que vimos.Os óculos não podem faltar e são fundamentais para que a tecnologia funcione bem, se você olhar a olho nu diretamente para a tela a imagem vai ficar embaçada, com os óculos eles vão deixar a imagem nítida e obtendo o efeito esperado.

A tecnologia 3D promove um aspecto de tridimensionalidade a uma cena visual, em outras palavras, uma percepção de profundidade. Como é comum no meio científico, esta tecnologia se baseou em aspectos de sistemas biológicos para ser desenvolvido, neste caso, o sistema visual humano. Nós temos uma visão binocular (estereoscópica), ou seja, enxergamos uma mesma imagem de dois ângulos ligeiramente diferentes e alinhados horizontalmente. O cérebro funde as duas perspectivas e cria uma visão única conseguindo calcular por estimativa as informações de profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos. O interessante é que a realidade em três dimensões é uma construção do nosso cérebro: tanto a tela do cinema quanto nossa retina são planos bidimensionais.
A explosão das imagens 3D no cinema provavelmente pode ser consagrada a James Cameron’s no filme Avatar, com espetaculares imagens em 3D o que fez mudar o futuro dos filmes e do cinema. Antes disso as imagens 3D era limitado apenas aos parques temáticos ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário